Pra você o que significa ser um líder comunitário? Quais são as principais características que um líder comunitário competente deve ter?

Sistema Educacional

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O lixo que produzimos e o Mundo que queremos

Começo esse artigo fazendo algumas perguntas. Seja sincero (a) e responda: Onde você deposita o lixo que produz? Nas ruas, nas encostas, nos terrenos baldios, no matinho atrás da casa do seu vizinho, nos córregos, ou nas caçambas? Você separa o lixo orgânico do lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado? De que maneira você se relaciona com o meio ambiente?

A questão ambiental tem sido muito discutida nos últimos tempos, devido ás grandes concentrações populacionais, principalmente nos morros e favelas. Entretanto abordar esse assunto tem se tornado extremamente difícil, pois exigi dos meios de comunicação das instituições interessadas em defender o nosso meio ambiente e dos órgãos governamentais uma capacidade maior em elaborar discursos e ações mais eficazes para sensibilizar e elevar o nível de conscientização das pessoas. E tudo isso sem se tornar chato e cansativo.

No Brasil, 85% da população brasileira vivem nas cidades. Com isso, o lixo se tornou um de nossos maiores desafios. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 76% do lixo que produzimos é jogado a céu aberto, ou seja, são colocados em locais impróprios, sendo carregados durante o período de chuvas, entupindo os bueiros, derrubando as encostas e provocando em alguns casos desabamentos e mortes. Ainda de acordo com as informações do IBGE, cada brasileiro produz 1 Kg de lixo por dia, ou seja, se a pessoa viver 70 anos terá produzido em média 25 toneladas de lixo, agora multiplique essa quantidade pela população brasileira. Jogamos fora muito material que pode ser reaproveitado ou reciclado e atitudes simples podem contribuir para reduzir o impacto sobre a natureza e uma delas é realizar a coleta seletiva gerando renda para os catadores e protegendo o nosso meio ambiente. A educação ambiental é lei no país e ainda assim é pouco conhecida pela população no Brasil e também pouco discutida e trabalhada nas escolas. Se quisermos viver com mais qualidade de vida precisamos respeitar, cuidar e preservar o nosso planeta.

Outro grande desafio a ser superado, é com relação ao desperdício. De acordo com dados do IBGE 20% dos alimentos são jogados fora, 50% de nossa água tratada é desperdiçada e ainda por cima utilizamos de maneira irracional a nossa energia elétrica. Precisamos utilizar os nossos recursos de forma inteligente evitando o desperdício de água e luz além de aprender a consumir somente o necessário. Outro fator que precisa ser observado e que traz graves conseqüências é a criação da Lógica Consumista, essa lógica nem sempre é percebida pela maioria das pessoas. A Lógica é fabricada por meio das mensagens que são passadas diariamente através das propagandas nos meios de comunicação. Preste atenção; somos estimulados a acreditar que um determinado elétrico doméstico precisa ser substituído por outro mais moderno, ou seja, trocamos o que está funcionado por um produto mais sofisticado, mais avançado, agimos como verdadeiros ‘zumbis’, influenciados pelas campanhas publicitárias, sem se dar conta que o aparelho que foi substituído logo se torna lixo, que é descartado em áreas impróprias. Ocorre então, o desperdício de tempo, dinheiro e energia. Não estou dizendo que você não deva comprar aquilo que julga necessário para satisfazer a sua necessidade, estou apenas sugerindo que antes de você comprar um novo aparelho faça uma reflexão e verifique se aquele novo produto é realmente necessário e quais mudanças essa nova aquisição trará para sua vida. E lembre-se: o consumo racional precisa acontecer em todos os lugares independentemente da classe social e do lugar em que moramos. Valorize a sua comunidade jogando o lixo que você produz no local correto.


Texto escrito por: Valeria Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário